Dicas-faceis-para-organizar

Tem dificuldades em organizar a sua casa?

Vou dar-vos 3 dicas fáceis para organizar a vossa casa que aprendi com a minha experiência.

Estamos a chegar á Primavera e com isso vem as limpezas da estação. Todos nós temos pelo menos um compartimento em casa que está um caos. Cada vez que passamos lá, ou nos lembramos dele, perdemos logo a vontade. Foi por passar por estas situações que decidi elaborar este post.

Sempre fui uma pessoas arrumada, mas nunca fui muito organizada. A organização, no meu caso pessoal, veio com a idade. Sei que pode parecer estranho, mas arrumar  é diferente de organizar.

Também aprendi que a desorganização na nossa casa é o reflexo da nossa vida. Algumas pessoas podem não concordar comigo, mas se pensarem bem, vão dar-me razão.

Vamos então aprender a organizar.

dicas-faceis-para-organizar

 Dica #1

Estabeleça um sistema.

  • Ter tudo sistematizada ajuda muito a conseguirmos os nossos objetivos. Por isso agarre numa folha de papel e uma caneta e anote cada divisão da casa que precisa de organizar.
  • Pergunte a si mesma, porquê que precisa de organizar essa divisão? Será os brinquedos dos miudos? Porque tropeça nos legos todas as vezes. Será a dispensa? Porque cada vez que quer cozinhar, demora séculos a encontrar o que precisa nela?  Anote cada espaço que precisa organizar. Em primeiro lugar  deverá ser aquele que é mais importante para si, para a sua familia e para a melhoria da sua vida em geral. Depois enumere os restantes por ordem de importância.
  • Após enumerar os espaços e o que precisa de ser feito,  tem de estabelecer um limite de tempo. Esta parte é importante porque só assim é que vai conseguir cumprir com as suas prioridades. Caso contrário, não passa de intenções e isso é o que não queremos.
  • Para saber se está a cumprir com o que se propôs a fazer, faça lembretes. No telemóvel, no frigorífico de casa, enfim, num local que sabe que vai olhar e a vai ajudar a cumprir as suas tarefas dentro do tempo estabelecido.Dicas-faceis-para-organizar-

Dica #2

Agora que já tem um plano de como fazer, tem agora de saber executá-lo.

  • Arranje 3 a 4 caixas. Uma para guardar, outra para dar, outra para arrumar, e também se for o caso, deitar fora.
  • Assim que começar a organizar o seu espaço, já tem as caixas preparadas.
  • À medida que percorre o armário, a dispensa,… é só deitar para as caixas.
  • Tudo o que for para doar, é para colocar num saco plástico e colocar logo no carro para deixar no centro de acolhimento local.
  • É importante retirar tudo o que for para sair de casa. Não vamos querer começar a tropeçar nos sacos que fizemos para dar! Mais importante, o que não é visto, não é lembrado! Por isso é retirar da vista para não começarmos com aquelas ideias de “se calhar até podia ficar com isto, afinal até posso usar um dia?” – acreditem no que digo porque já passei por isso.

Dica #3

Organizar papelada.

Como em todo o lado, o papel invade as nossas vidas. Sejam cartas, contas para pagar ou mesmo jornais, estes continuam a existir e é importante ter um lugar para eles.

  • Aconselho a terem um local especifico em casa para colocarmos esta papelada toda. Seja num cesto de papeis, seja numa espaço própria para o efeito.
  • Depois atribuam um dia da semana para organizar essa papelada toda. Pode ser por exemplo ao Domingo. Assim, sabemos que todos os Domingos temos o cesto da papelada para tratar, deitar fora ou arquivar.
  • É importante que façam isto para continuar com todo o processo de organização. Só assim deixam de amontoar papeis por todo o lado e passam a facilitar a vossa vida.

dicas-faceis-para-organizar-3

Qual é a vossa melhor dica para organizar ?

P.S. Já tenho uma loja on-line no meu site. Tenho artigos de casa e de moda e de diversas marcas é só pesquisarem. Se quiseres espreitar é só clicar aqui.


Muito amor,

sandra Barbosa

 

Share: