pc em cima de uma secretaria com uma rapariga a trabalhar nele

Como criar um blog

Decidi criar este guia de como criar um blog para ajudar todos aqueles que gostariam de ter um, mas não sabem como começar. Este post vai mencionar vários assuntos que serão os pilares daquilo que será o teu blog no futuro. Demorarás cerca de uma hora a configurá-lo. O blogging tem um investimento muito baixo (3.95$ por mês para um domínio e alojamento com BlueHost), mas um grande potêncial para te dares a conhecer e criares um rendimento extra por mês.

Vou mostrar-te os passos que tive de fazer para conseguir iniciar este meu processo no mundo dos blogging Quando comecei, não havia nada escrito em português, logo o trabalho de iniciar foi mais complicado. Não somos todos virados para a parte técnica, mas se seguirem estas minhas sugestões vai ser muito mais fácil.

uma rapariga a escrever no computador

Vamos começar então:

      1. Escolhe o nicho ou tema de que vais falar: moda, desporto, alimentação, etc. Depois deves especificar. Acredita que quanto mais especifica fores, melhor será para ti. Não queiras falar de tudo, depois não és conhecida por seres perita em nada! Por exemplo, se queres falar de moda, escolhe falar de moda para quem veste tamanho pequenos.  Quanto mais especifica fores, melhor será para ti  e para o futuro do teu blog. O mais importante é escolheres falar sobre um tema que adores e  que te divirta enquanto o fazes.
      2. Escolhe um nome de domínio.
        Quer isto dizer, escolher o nome para o teu site, a tua marca, o teu negócio. Lembra-te que a escolha do nome é extremamente importante. É este nome que vai ser introduzido nos motores de busca da Internet quando alguém quiser saber de ti, da tua marca ou do teu negócio. Por isso escolhe algo que reflicta a tua ideia ou tua marca. Não sejas muito generalista, mas também não muito especifico, porque se um dias quiseres mudar de tema, é conveniente que o nome corresponde ao que vais falar.
      3.  Registares o teu domínio é  também muito importante. Podes fazê-lo, utilizando as várias opções apresentadas em BluehostAconselho esta porque é mais conhecida, utilizada e acessível plataforma para Bloggers.
      4. Configura uma conta de alojamento (hosting) e compra um pacote. Uma vez escolhido qual o nome do teu domínio, vais ter de criar uma conta para alojar toda a informação que vais produzir no teu blog. Depois de entrares em bluehost, tens de preencher os vários campos com as informações que te pedem. Existem 3 pacotes disponiveis ( Básico, Plus ou Bussiness Pro) mas para iniciares aconselho o básico que custa 3.95$ durante 36 meses. Se achares que é muito tempo opta apenas por 12 meses. Faço de seguida os prints daquilo que estou a explicar:bluehost - Como criar um blog
      5. De seguida escolhes o plano:Bluehost - Como criar um blogDepois de escolhido o plano, introduzes o teu dominio ou escolhes um novo.
    • Bluehost - Como criar um blog

     

  1. Depois tens de preencher com a tua informação pessoal e efetuar pagamento e seguires os restantes passos para a tua conta com a Bluehost ficar completa.
  2. Bluehost - como criar um blog
    bluehost - como criar um blog

    Bluehost - Como criar um blo
  3. Agora já estás instalada e preparada para trabalhar com o WordPress!
  4. Imagem wordpress como criar um blog
  • Instalar WordPress Software. Depois de concluido os passos anteriores, vem o mais divertido que é escolher o teu tema de site, ou seja, como queres que seja o layout do teu site e do teu blog. A melhor empresa para se trabalhar é com a wordpress. Ao escolheres um tema dás um ar mais profissional para o teu publico, clientes e até empresas. Instalas o WordPress, introduzes o teu dominio, isto demorará alguns minutos, mas chegas lá. É só esperares um pouco.
  • Log in com WordPress. Acedes com as tuas credênciais e já iniciaste o teu acesso ao WordPress. Agora estás no back-office do teu site e já podes ver como é. Explora um pouco.
  • Personalizar temas e paginas. Aqui começa a magia. Podes escolher temas gratuitos ou pagos do wordpress. O tema que escolhes tem muito haver com o nicho que escolheste falar no teu blog. Aqui vais escolher o tipo de letra, fontes, imagens. Agora começa a magia!
  • imag em wordpress como criar um blog

Aqui deves ver qual o tema que mais te agrada, mas na minha opinião deves escolher um que seja único.

Porquê? Porque dá um ar profissional e sério.

O meu tema é Theme Punches. Se quiseres adquiri-lo é só clicares aqui.

Em baixo tens uma vista do que estou a falar. É só veres.

 


 

Assim, depois de cumprires estes passoas com aquisição do BlueHost e de instalares o wordpress com temas gratuítos ou pagos, tens um mundo maravilhoso que espera por ti.

Dá largas á tua imaginação e começa a criar.

Espero que isto te ajude e se conheceres alguém que queira partilhar as suas paixões por um passatempo, é por aqui que se começa.  Arrisca com Bluehost e vais ver que é fácil como criar um blog.

Se quiseres mais informa

 

Muito Blogging,

Sandra Barbosa

Share: